O SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme) divulgou uma lista com os capacetes mais seguros do mercado europeu. A entidade realizou provas de movimentos e impactos com os capacetes.
Os testes feitos em laboratório concluíram que há grande diferença entre a segurança proporcionada entre os capacetes, assim o órgão criou um ranking.
Tipos de provas
Linear: o capacete é submetido a uma prova de impacto linear. Este teste serve para medir a capacidade de absorção de impacto do equipamento, ao deixá-lo cair em uma trajetória vertical sobre diferentes objetos em variadas velocidades. Assim, se comprova as possíveis lesões na cabeça do usuário.
Oblíqua: na prova oblíqua, o capacete é submetido a um impacto com fricção, em uma superfície similar ao asfalto. É o equivalente cair a da moto e raspar a cabeça no asfalto.
Zonas de impacto: as pesquisas do Sharp concluíram que a zona de impacto mais freqüente são as laterais do capacetes, que recebem 53% dos golpes. A parte frontal leva 24% dos impactos, a traseira 21% e a superior 2%. Quanto ao tipo de impacto, 60% são de trajetória oblíqua, 38% linear e 2% contra arestas.
Velocidade de impacto: as provas foram feitas com velocidades entre 27 e 30 km/h, as mesmas utilizadas pelas autoridades européias. Além de um teste a 22 km/h, para analisar o comportamento dos capacetes a impactos de baixas velocidades. O Sharp recomenda que as próximas homologações aconteçam com provas a 34 km/h, para que os capacetes fiquem mais seguros no futuro.
Abaixo a listagem dos capacetes por ordem de estrelas, quanto mais estrelas, mais seguro o capacete:
[5*] BMW System 5
[5*] Caberg Trip
[4*] AGV Longway
[4*] Caberg Justissimo GT
[4*] Grex RF2
[4*] Lazer Granville
[4*] Lazer Revolution
[4*] Nolan N102
[4*] Nolan N103
[4*] ROOF Boxer
[4*] Schuberth C2
[4*] Shark Evoline
[4*] Viper RS 101
[3*] G-MAC Concept
[3*] Shark Openline
[3*] Shoei Multitech
[3*] Viper RS V121
[2*] Airoh Matisse RS
[1*] Duchinni D601
[1*] KBC FFR
Nenhum comentário:
Postar um comentário