quarta-feira, 16 de março de 2011

Empresa cria sistema para aumentar segurança contra roubo de motos

Empresário já fechou parceria com a maior fabricante do Brasil.
Só na capital paulista, 80 mil motos são roubadas todos os anos.

G1

Para aumentar a segurança contra roubo de motos, um empresário criou um sistema que marca o número do chassi nas principais peças do veículo. O processo, que evita a revenda das peças, busca mudar realidades como o da capital paulista, onde 80 mil motos são roubadas todos os anos. A empresa já fechou parceria com a maior fabricante do Brasil.

A instalação é simples e leva cerca de 20 minutos. O sistema anti-furto identifica 30 peças da motocicleta. Cada uma delas recebe os números de chassis. A gravação é feita por punção, em baixo relevo, o que dificulta a adulteração. São 17 números e letras.

Na sequência numérica está todo o histórico da moto: a marca, o modelo, o ano de fabricação e a quem ela pertence. Caso seja roubada, a identificação das peças fica fácil.

Resultados
O sistema já mostra resultados.“Nós percebemos uma grade redução do índice de furto a partir da motocicleta gravada. Hoje, de cada 1,4 mil motocicletas com a gravação instalada, só quatro roubadas.”

O sistema pode ser aplicado em motos novas e usadas. Cada instalação fica cadastrada em um site. A polícia tem acesso às informações. Caso uma moto, com peças roubadas, seja parada numa blitz, o policial consegue acessar o site, prender a moto e o motorista.

Clique aqui para ver o vídeo e ler a matéria completa.

Nenhum comentário: