domingo, 6 de dezembro de 2009

Garinni GR 250 T3 é miniatura da Harley-Davidson Heritage Classic


Webmotors

Estilo clássico e conforto são suas principais qualidades; preço sugerido é de R$ 13,5 mil

(04-12-09) – Para quem é completamente alheio ao mundo das duas rodas, não seria impossível confundir a Garinni GR 250 T3 com a Harley-Davidson Heritage Classic. Ambos os modelos apresentam características semelhantes: motor de dois cilindros em “V”, painel de instrumentos sob o tanque, para-brisa, faróis auxiliares, bolsas laterais, pedaleiras plataforma e encosto para o garupa. Guardando as devidas proporções, é claro, fica evidente que a custom da Garinni é uma cópia em miniatura da Harley. Mas qual é o problema? Nenhum. Hoje, a centenária marca norte americana é um ícone do segmento de duas rodas justamente por investir todas as suas fichas em modelos clássicos.

De origem chinesa, a custom da Garinni foi lançada ano passado e agrada por seu estilo retrô, por sua posição de pilotagem e conforto. Como é de praxe nas custom, o motociclista fica sentado e não montado. Os braços ficam esticados e os pés apoiados em plataformas. Além disso, a moto conta com bancos individuais e até um encosto (sissy-bar) para o garupa, item que transmite maior conforto, principalmente em viagens. O preço sugerido é de R$ 13,5 mil.

Motor e ciclística

A mini-custom da Garinni está equipada com motor OHC (comando simples no cabeçote) de dois cilindros em “V”, quatro tempos, refrigerado a ar e com 247 cm³ de deslocamento cúbico. Apesar dos 24 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,60 kgm a 6.000 rpm de torque máximo, o propulsor não tem o mesmo desempenho e força que sua principal concorrente, a Kasinski Mirage 250 - 30,9 cv e 2,25 kgm.

Ainda carburada, a GR 250 T3 tem um melhor comportamento na estrada, já que o motor gosta de trabalhar cheio, ou seja, em giros mais altos. Em baixas rotações, a moto da Garinni deixa um pouco a desejar, já que tem a força (torque) de uma moto de 150 cm³. Por isso, seu habitat natural é realmente rodar por rodovias bem pavimentadas em viagens curtas de final de semana. A velocidade de cruzeiro é de 100 km/h.

Na parte ciclística, a moto custom da Garinni tem suspensão macia e freios de acordo com as necessidades do piloto. Na dianteira, o tradicional garfo telescópico e freio de disco simples de 260 mm de diâmetro, acionado por pinça de pistão simples; na traseira, sistema biamortecido com regulagem na pré-carga da mola e disco de freio simples de 120 mm de diâmetro, também com pinça de pistão simples.

O teste com a Garinni GR 250 T3 foi feito em pista fechada, com uma moto zero quilômetro. Desta forma o sistema de freio se mostrou um pouco borrachudo, porém temos que levar em consideração que as pastilhas ainda não tinham “casado” com os discos. Para auxiliar na segurança, equilíbrio e absorção de impactos, a mini-custom da Garinni está calçada com pneus Metzeler Perfect ME 77, com medidas 110/90 dianteira e 130/90 na traseira. Já as rodas, de aro 16”, são de liga leve.

Segurança e estilo

Para aumentar a segurança, a GR 250 T3 recebeu para-brisa (que protege o piloto de vento, chuva e também de pequenos objetos) e faróis auxiliares para um melhor visualização em uma viagem noturna, além de um “mata-cachoro”.

Esbanjando estilo e muitos cromados, a moto da Garinni conta com painel de instrumentos sob o tanque de combustível e informa velocidade e conta com hodômetros parcial e total. Além disso, os comandos que ficam nos punhos e os manetes são cópias dos usados na linha Harley. A GR 250 T3 também apresenta algumas engenhocas: partida por controle remoto e alarme – itens completamente supérfluos em um uma moto desta categoria.

Em razão de sua configuração, motor “V2”, a Garinni GR 230 T3 é concorrente direta da Kasinski Mirage 250 (com preço promocional de R$ 13,4 mil até 31 de dezembro) e a Sundown V-Blade (R$ 13.629). Detalhe: de janeiro a novembro, a Garinni – empresa do Grupo Itapemirim – emplacou apenas 1.266 unidades, número que representa 0,09% do total do mercado. Para aumentar o volume de vendas, até o final de 2009, a marca quer chegar a 24 concessionárias em todo o Brasil.

Veja mais fotos clicando aqui.

FICHA TÉCNICA – Garinni GR 250 T3
MOTOR Quatro tempos, dois cilindros em “V”, OHC, refrigerado a ar, 247 cm³
POTÊNCIA24,1 cv a 8.000 rpm
TORQUE1,60 kgm a 6.000 rpm
ALIMENTAÇÃOIgnição eletrônica tipo CDI
CÂMBIO Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Correia dentada
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 16”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 110/90 R16; traseiro 130/90 R16
CHASSI Quadro tubular, berço duplo em aço, com comprimento de2.160 mm, largura de 750 mm, altura de 1.100 mm, altura do solo de 150 mm e peso a seco de 140 kg
TANQUENão divulgado
SUSPENSÃO Dianteira com garfo telescópico; traseira com duplo amortecedor, com regulagem na pré-carga da mola
FREIOSDianteiro com disco simples de 260 mm de diâmetro; traseiro com disco simples de 120mm de diâmetro
CORES Preta e prata
PREÇOR$ 13,5 mil

Um comentário:

Mr. Lee Riders disse...

Prezado amigo,
Pesquisando na web acabei "caindo" no seu blog que achei excelente. Bem objetivo, com ilustrações escolhidas a dedo e com um magnífico conteúdo primando pelo português sem erros de gramática e ortografia, coisas raras na maioria dos blogs.
Tenho uma GR250T3 (Vthunder) com quase 8.000km rodados e algumas modificações realizadas como aprimoramento visando mais segurança e conforto.
Possuo um blog sobre a GR250T3 (Vthunder) com informações sobre origem, desempenho, consumo, problemas apresentados e soluções para os mesmos.
Caso tenha interesse em acessá-lo será um prazer.
http://garinni250fatosefotos.blogspot.com

Grande abraço!

Mr. Lee Riders